Avançar para o conteúdo principal

A estimulação

Inicialmente estava a pensar em apenas escrever aqui sobre o primeiro dia da injeção, mas acho que vou acabar por falar aqui um pouco do processo todo até ao dia em que vamos fazer a transferência. Acho que esta fase é das que causa mais ansiedade, até porque não há assim grande informação sobre ela e cada caso é um caso. E decidi contar-te o meu, porque pode ser que te ajude a ficar mais tranquila, porque nesta fase o que mais precisamos é de paz e tranquilidade.


26-02-2024
Hoje foi o dia da primeira injeção para a estimulação da ovulação. Estava assim ligeiramente nervosa, com imenso medo de partir o frasquinho, de fazer alguma coisa mal, mas correu bem. Consegui dar a injeção a mim própria sem problemas e, efetivamente aquilo não dói, é uma ligeira picada que mal sentes, e como é uma espécie de caneta onde só tens de carregar num botão, mal sentes o que está a acontecer. Ao primeiro pensei que ia me fazer confusão ter de espetar a agulha em mim própria, mas a verdade é que depois de tudo aquilo que já passamos, esta é a fase mais fácil. A seguir à injeção fui invadida por uma extrema sensação de sono, não tenho a certeza se relacionada com a injeção ou não, mas amanhã já saberemos se esse será o meu sintoma desta medicação. Até amanhã :)

01-03-2024
Acabei por só vir hoje deixar aqui o meu testemunho porque os restantes dias foram praticamente iguais, chegavam as 20h era colocar agulha na caneta passar o álcool no local onde ia ser injetado, injetar o líquido e passado umas horitas ficar a morrer de sono. E hoje comecei com a segunda injeção, que deve de ser feita de manhã, que mais uma vez, não custa nada, apenas dá uma ligeira coceira depois do líquido entrar, mas também é algo que passa logo. E para já, com esta injeção não estou a ter mais sintomas nenhuns. Agora é esperar pelos próximos exames para avaliar todo o crescimento dos folículos e rezar que consigamos uma boa qualidade e quantidade de ovócitos para termos bons embriões que se irão desenvolver no futuro. Até à próxima :)

04-03-2024
E hoje foi o dia da primeira consulta após iniciar o processo. Depois de um pequeno susto que a médica me passou (mas pelos vistos não era nada), quero relembrar que temos de pensar muito bem sobre aquilo que falamos, as dúvidas que levantamos em qualquer fase da vida de cada um, porque há batalhas dolorosas, que cada um leva à sua maneira, e tendo em conta isso, as coisas podem acabar por ter interpretações diferentes e reações, por vezes, exageradas. Nunca me tinha encontrado com esta médica e durante o exame ela levantou algumas perguntas, referiu que eu tinha endometriose, algo que até aquele momento nunca me tinham mencionado sobre o assunto, terminou o exame, eu de olhos já encharcados, porque da maneira que foi falado parecia que vinha aí mais um problema que até agora ninguém tinha visto, e quando voltei ao consultório, perguntei de novo sobre o assunto e a resposta foi "Esqueça, esqueça que eu vi mal". Não tenho queixas de ninguém que me acompanhou durante todo este processo, toda a gente foi me explicando o que se ia suceder as minhas probabilidades, a levar tudo para a positiva mas sempre a lembrar que continua a ser tudo um jogo de probabilidades. Por isso, Srs doutores, cuidado com o que dizem nesta altura, tenham certezas do que estão a expor. Tenho a certeza que a senhora não fez por mal, mas numa altura que estamos já focados só no processo e tentar que tudo corra pelo melhor, levantarem um problema e depois dizerem que foi um engano, mexe demais com o psicológico que já está demasiado fragilizado. Mas pronto, quero mesmo acreditar que está tudo bem e vamos agora continuar com mais injeções até ao dia 8 de Março e vamos ver se já terei novidades relativamente ao dia da punção.

08-03-2024
E nada melhor para comemorar este dia da mulher do que com a data para a punção, dia 12 de Março será o dia que eu e o meu companheiro faremos a recolha para dar origem aos embriões que nos darão a possibilidade de conseguir gerar o nosso amado rebento.

12-03-2024
E hoje foi o dia da punção, fui dormir ali um bocadinho a Gaia e já estou de regresso a casa, ainda um pouco sonolenta e agora que os efeitos da medicação estão a passar com algumas dores também, até porque, eu tinha um dos meus ovários um pouco subido então tiveram que fazer algumas manobras para que conseguissem retirar os óvulos. E foi uma bela recolha, conseguiram retirar 15 óvulos, apesar de parecer um ótimo número, trouxe aqui alguns cuidados extra, porque no fundo o meu corpo respondeu demasiado bem à estimulação e acabou por produzir mais do que é considerado normal, estando com princípios do síndrome de hiperestimulação, para já os únicos cuidados que tenho de ter é aumentar o consumo de proteínas e de alguns sais. Espero que toda esta inflamação que sinto neste momento não seja impedimento para a nossa possível transferência de dia 15. 

15-03-2024
No passado dia 15 de Março foi o dia em que fizemos a transferência de um dos nossos embriões. Dos 15 óvulos, apenas 13 foram fertilizados e desses 13 apenas 4 estavam a evoluir bem. Não é um mau número, basicamente, para esta punção temos direito a 4 tentativas, em que a primeira foi gasta neste dia. Devido aos meus princípios do síndrome de hiperestimulção, houve ali um pouco de "discussão" sobre o que poderia acontecer caso avançasse já com a transferência e, apenas teria de ter mais cuidados, durante o primeiro trimestre, tomar injeções diariamente e ter mais alguns cuidados na alimentação para não passar uma temporada no hospital. A nível da gravidez não tinhamos riscos, então decidimos avançar, agora dia 1 de Abril saberemos se a transferência correu bem.

Até à próxima aventura,
ASilva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pelo lado positivo

     E venho hoje escrever-vos numa altura em não me sinto propriamente bem, mas ao mesmo tempo estou a tentar ver as coisas pelo lado positivo.      Estes dias recebi uma carta da clínica onde vamos fazer o nosso tratamento e pela carta apenas para Outubro vão começar as nossas consultas lá, pelo que suponho que só a partir dessa altura vamos começar a avançar com o tratamento, que tento imaginar que vai ser o primeiro passo para que a magia aconteça. Em parte, ser "apenas" em Outubro deixa-me triste, porque já estamos há exatamente 2 anos a tentar concretizar este sonho e ao fim de algumas tentativas ter que esperar mais uns meses parece uma eternidade. Mas, ao mesmo tempo, pode ser bom, estamos na fase final da construção da nossa casa e assim vamos ter tempo de nos concentrar numa coisa de cada vez, quem sabe, já podemos começar esta nova fase no nosso lar, pelo menos é o desejo que tenho neste momento, é que pelo menos essa parte da nossa v...

Ala D

Citação Preferida : "Um diagnóstico de doença mental não é uma sentença de morte" Autor: Freida McFadden, é o pseudónimo de uma escritora e médica norte - americana que ficou conhecida pelo seu livro A Criada (se ainda não leram é uma óptima opção para começarem, as histórias da Millie são incríveis!). Autora de vários thrillers psicológicos, todos eles bestsellers e, neste momento, é uma das minhas escritoras favoritas, sempre que sai um livro dela tenho de o ler porque sei que vou adorar.  Minha Pontuação : ⭐⭐⭐⭐⭐ O Ala D começa por nos contar a história de Amy, uma estudante de Medicina que está a finalizar a sua graduação onde tem de percorrer as várias especialidades existentes. Ela adiou o máximo que pôde o seu turno noturno numa ala psiquiátrica fechada. Amy, tem no seu passado coisas que não quer que sejam descobertas e que a fazem ter receio de voltar àquela ala. Para além de todo o medo que Amy já sentia, alguns pacientes e seus colegas de estágio começam...